Cidade de Belo Horizonte Curiosidades

1. É a capital mundial dos bares

Você sabia que Belo Horizonte tem a maior concentração de bares per capita de qualquer cidade do planeta ? Sim, bem, agora você faz! 

Bar em Belo Horizonte
Bebendo cerveja Wals local com minha amiga Camila na Pampulha

Quando eu morava em Belo Horizonte, eu sempre amei aparecer no meu boteco favorito e dividir uma boa garrafa de Brahma com meus amigos (apenas falar sobre isso me enche de saudades! ).   Se você está procurando um ponto de encontro tradicional, o Maletta Building no centro da cidade é o lugar certo.   Ao entrar, suba a escada rolante quebrada e você encontrará dezenas de articulações locais que servem todos os diferentes tipos de cachaça e atendem mineiros de TODAS as esferas da vida. 

Caso contrário, sempre há uma multidão jovem e “descolada” relaxando no distrito de Savassi. O Bar 80 é um clássico e meus colegas da escola de inglês e eu sempre nos encontrávamos lá nas noites de sexta-feira para saborear caipirinhas e cantar músicas pop. Por fim, se você está procurando algo diferente, recomendo Fundos da Floresta em Santa Tereza. O bar está decorado como se você estivesse em uma floresta tropical mística, os barmen estão vestidos como fadas, e suas misturas variam de Fairy Nectar a Blue Mushroom Potion. É tão legal quanto parece. Lembre-se, listei apenas alguns bares … Belo Horizonte tem mais de 12.000. Sim, doze mil.       

É por isso que os habitantes locais costumam dizer

Beagá não tem mar, mas tem bar.

Belo Horizonte não tem mar, mas tem bares.

2.   É a Meca da Culinária do Brasil

Pergunte a qualquer brasileiro onde está a comida mais deliciosa do país e 9/10 dirá Minas.   É fato, os Mineiros sabem como fazer comida com bomba.

Pão de Queijo e Suco de Açaí

O garoto-propaganda da culinária mineira é o amado Pão de Queijo (POR FAVOR, POR FAVOR, POR FAVOR, pronuncie isso corretamente, ou então você pode acabar com algo MUITO inesperado no seu prato).

O Pão de Queijo é uma bola redonda de pão de queijo quente fumegante, feito fresco em todo Belo Horizonte todos os dias.   Em média, você pode pagar cerca de R $ 2   (0,50 USD) por cada porção.   Eu sei, é um preço pequeno a pagar pelo céu. Dica profissional : se você quiser um pouco de pão de queijo com recheio especial, vá ao A Pão de Queijaria em Savassi. 

O segundo orgulho culinário de Belo Horizonte é o Feijão Tropeiro , mais apreciado quando você assiste a um jogo de futebol no estádio Mineirão.   Este prato consiste principalmente de feijão, bacon, ovos e farinha de mandioca, pois esses são os ingredientes que as tropas ou tropeiros comiam a cavalo enquanto carregavam mercadorias pelo Brasil durante a era colonial. 

Por fim, quando estiver pronto para algo doce, peça d oce de leite .   Este pudim de caramelo, feito com leite adoçado, pode ser comido diretamente do pote (minha recomendação pessoal) ou regado com bolos, cremes e outras sobremesas.

3. A natureza está em toda parte

Quando você está cansado da agitação de Belo, existem muitos lugares de tirar o fôlego para relaxar e desfrutar da natureza ao ar livre.

Se você quiser ficar dentro dos limites de Belo Horizonte, pode explorar o Parque Municipal. Este “Central Park” fica bem no coração da cidade e está repleto de hectares de árvores tropicais e inúmeros lagos.   No entanto, meu favorito para um piquenique à tarde é o Parque das Mangabeiras , localizado próximo ao topo da cidade. Aqui você pode pegar pipoca de um dos vendedores e assistir os quatis (guaxinins brasileiros) pulando na grama. Eles não vão te atacar, eu prometo.  

Parque Municipal em Belo Horizonte
Um dia normal no Parque Municipal

Se você é como eu, você gosta de caminhar e está ansioso por uma aventura.   BH ainda tem cobertura!   Aninhado em Mangabeiras, há uma caminhada chamada Serra do Curral .   Aqui você pode escalar uma das montanhas que rodeiam a cidade e ter uma visão panorâmica de toda a ação. 

Para outra aventura cheia de adrenalina, pegue um ônibus em direção a Caeté e pule na Serra da Piedade. O ônibus o deixará na base de uma montanha extensa.   Pessoas normais decidem subir a estrada sinuosa, mas é claro que meus amigos e eu escolhemos subir a encosta da montanha quando íamos. Ao chegar ao topo, você será recompensado com vistas panorâmicas do interior de Minas Gerais, além de uma igreja onde você pode orar por um passeio de volta.

No entanto, a maior jóia de todas é a Serra do Cipó .   Este é um pouco fora de BH (cerca de 2 horas), mas a jornada vale a pena.   Este parque nacional na floresta tropical é carregado de cascatas, desfiladeiros enormes e rios que correm.   Na verdade, eu aprendi a andar de bicicleta aqui, então quando você for, pense em mim correndo pela selva e quase caindo em todos os riachos que cruzei.  Isso pode facilitar a caminhada.  

Canyon em Belo Horizonte
Caminhadas Canyon dos Bandeirantes no Parque Nacional Serra do Cipó

4.   Pampulha … Apenas Pampulha

Na década de 1940, o prefeito Kubitschek contratou o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer para construir o bairro mais bonito de todo o Brasil.   O resultado: Pampulha.

Admirando a Igreja São Francisco de Assis com Camila … de novo.

Este Patrimônio Mundial da UNESCO, a uma certa distância do centro de BH, circunda o cintilante lago da Pampulha .   Além de ser o lugar perfeito para ir em uma corrida da tarde com as capivaras  (castores brasileiros que realmente pode atacá-lo)  esta área é um hotspot cultural para descobrir o que dá BH sua identidade única hoje.

Atualmente, o complexo ao redor do Lago Pampulha inclui um salão de baile, um clube de tênis, uma igreja, um museu de arte e a antiga casa do prefeito Kubitschek.   A igreja, formalmente referida como Igreja São Francisco de Assis , é sem dúvida a mais famosa entre os marcos históricos.   Como muitos brasileiros podem dizer, Niemeyer era um arquiteto modernista muito à frente de seu tempo e as curvas que ele construiu se assemelham às montanhas que cercam Belo Horizonte.   O arcebispo na época; no entanto, não era um grande fã de seu trabalho. Como, de todo.   De fato, ele poderia ter insinuado que a igreja parecia o “abrigo de bombas do diabo”. Muito duro?  De qualquer forma, a igreja foi finalmente inaugurada em 1943 e ainda hoje se destaca como peça central do modernismo arquitetônico brasileiro.

Depois que você terminar de explorar as maravilhas arquitetônicas da Pampulha, a melhor coisa a fazer é entrar no Parque Guanabara e pular na roda gigante ao pôr do sol (pontos de bônus se você encontrar um cara ou uma garota brasileira fofa para acompanhá-lo).   Um dos meus momentos mais mágicos em Belo foi girar no topo da roda gigante e assistir o sol da América do Sul se pôr sobre o lago da Pampulha.

5.   O povo mineiro

Não há como falar sobre a magia de Belo Horizonte sem mencionar os próprios Belo Horizontinos.   Viajei por todo o mundo e nunca conheci um grupo de pessoas tão caloroso e amigável. 

Toda vez que entrava em um clube em Belo, saía com pelo menos cinco novos amigos que nunca havia conhecido antes.   Os mineiros são naturalmente curiosos para conhecer novas pessoas, especialmente estrangeiros, e se esforçam para fazê-los se sentir bem-vindos em sua cidade.   Não estou brincando, houve até um momento em que um esquadrão de polícia inteiro me convidou para sair para uma festa em um clube com eles. UM ESQUADRÃO DA POLÍCIA. 

Por outro lado, os moradores dizem que “Belo Horizonte é um ovo”.   Em essência, não importa para onde você vá em Belo Horizonte, você sempre verá seus amigos ou encontrará alguém que seja amigo de alguém que você conhece.   De fato, isso se estende até o mundo como um todo. Eu conheci inúmeros Belo Horizontinos aqui na Europa que aleatoriamente têm amigos em comum comigo no Brasil. Não importa como estamos conectados, eles me receberam em suas casas e me trataram como família, como eu faço por eles, porque você sabe o que é – é assim que é o Mineiro.

Você já esteve em Belo Horizonte? Deixe-nos saber nos comentários para onde você irá no Brasil agora que as restrições de visto foram levantadas.  

ESCRITO POR

https://shutupandgo.travel/belo-horizonte-underrated-city-brazil/

Traduzido por Desentupidora BH

Open chat